História do Futebol Feminino

História do Futebol Feminino

Em 1922 o Esporte Feminino foi organizado no setor internacional, com a criação, em Paris, da União Esportiva Feminina Internacional, que organizou campeonatos mundiais de algumas modalidades esportivas. Entretanto, a recepção oficial da mulher no meio esportivo deu-se em 1928, Amsterdã, por ocasião de sua participação, pela primeira vez nos Jogos Olímpicos. Daquela época em diante a mulher integrou-se rapidamente no esporte participando oficialmente de um grande número de modalidades esportivas inclusive o futebol.

A primeira partida de futebol feminino que se tem notícia aconteceu entre as seleções da Escócia e da Inglaterra.

História do Futebol Feminino no Brasil

No Brasil algumas modalidades foram proibidas durante um longo período de tempo logo no início da ditadura militar mas em 1921 se divulgava partidas de futebol entre mulheres na capital paulista. Em 28 de junho daquele ano, por exemplo, jogaram no campo do Tremembé F.C.: “Senhoritas Tremembenses” versus “Senhoritas Cantareirenses”. Nos anos seguintes o esporte chegou a ser exibido em circos, como curiosidade, não sendo levado a sério por muitas décadas.

Em abril de 1941, surge o Decreto-Lei 3.199 e seu artigo 54 onde afirmava que “as mulheres não se permitiria a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza, devendo, para este efeito, o Conselho Nacional de Desportos baixar as necessárias instruções às entidades desportivas do país” (FRANZINI, 2005). Proibia a mulher de praticar alguns esportes tais como: lutas, pólo, pólo aquático, rugby, halterofilismo, baseball, futebol, futebol de salão e futebol de praia.

A proibição só veio a ser revogada na década de 1980.Como resultado desse movimento novas perspectivas despontaram para o futebol feminino no Brasil. Já nos primeiros anos da década de 80, surgem vários times femininos, alguns clubes criam suas equipes e alguns campeonatos femininos adquirem visibilidade no calendário esportivo nacional.

O ano de 1982 passa a ser o marco de uma nova era para o futebol feminino , quando começam a surgir equipes de futebol, sendo que a carioca Radar Futebol Clube, foi a que mais se notabilizou, revelando grandes jogadoras e desmistificando o fato de que futebol era só pra “macho”.

Em 1981 foi fundada a Liga de Futebol de Praia Feminino do Rio de Janeiro. No mesmo ano, O Esporte Clube Radar, do Rio de Janeiro, implantou o futebol feminino. Em 1983 realiza-se o primeiro Campeonato Carioca de Futebol de Campo bem como o “Copertone Copacabana Beach”, evento que reuniu 14 clubes, inclusive equipes internacionais da França, Portugal e Espanha. Em abril deste mesmo ano, o futebol feminino é reconhecido como esporte no Diário Oficial da União através de uma resolução do Conselho Nacional de Desporto.

A seleção brasileira já conquistou títulos importantes para nosso país como o primeiro lugar nos Campeonatos Sul – Americanos de 1991,1995,1998 e 2003, Jogos Pan-Americanos de 2003 e 2007 além das medalhas de prata nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008 além do Vice campeonato Mundial em 2007.

Nas competições entre clubes as competições e equipes campeãs foram as seguintes:

  • Taça Brasil de Futebol Feminino (1ª Competição registrada)

1983 – E.C. Radar

1984 – E.C. Radar

1985 – E.C. Radar

1986 – E.C. Radar

1987 – E.C. Radar

1989 – E.C. Radar

  • Troféu Brasil

1989 – Saad E. C.

  • Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino

1994 – C. R. Vasco da Gama

1995 – C. R. Vasco da Gama

1996 – Saad E. C.

1997 – São Paulo F.C.

1998 – C. R. Vasco da Gama

1999 – Associação Portuguesa de Desportos

2000 – Associação Portuguesa de Desportos

2001 – Santa Isabel / MG

  • Circuito Brsileiro de Futebol Feminino

2003 – Saad E.C.

  • Taça Brasil de Futebol Feminino

2006 – Botucatu E.C.

  • Liga Nacional de Futebol Feminino

2007 – Santos F.C.

  • Copa do Brasil de Futebol Feminino

2007 – Saad E.C.

2008 – Santos F.C.

2009 – Santos F. C.

  • Taça Libertadores da América de Futebol Feminino

2009 – Santos F. C.

 

História do Futebol Feminino no Rio Grande do Sul 

No Rio Grande do Sul, em 1980, existia um time que se chamava Pepsi-Bola e dois anos mais tarde, veio se tornar a equipe do Sport Club Internacional de Porto Alegre comandada por Rosa Dutra, e, também, a equipe do Esporte que dois anos mais tarde tornar-se-ia a equipe do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, comandada por Maria Anita.

Em 1982, na Câmara Municipal de Porto Alegre, reuniram-se o vereador Valdir Fraga, as representantes do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Maria Anita e do Internacional Rosa Dutra e alguns convidados de diferentes áreas e modalidades esportivas, juntamente com médicos e fisioterapeutas para debater sobre a questão mulher no futebol. Após algumas discussões, decidiram criar uma associação com o objetivo de oficializar os jogos femininos em Porto Alegre. Desta forma, a Associação Feminina de Futebol e Futebol de Salão é registrada na Federação Gaúcha de Futebol e desde então as mulheres no Rio Grande do Sul podem participar de jogos oficiais.

Em 1983, foi realizada a primeira preliminar feminina de um jogo masculino ocorrida no estádio Olímpico, jogo entre Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense  e São Paulo pela Taça de Ouro e as atletas do Esportivo de Bento Gonçalves e as atletas do Rio Grande fizeram essa preliminar inédita no país.

Tratava-se do primeiro jogo de futebol feminino autorizado pela Federação Gaúcha de Futebol. O jogo, porém, teve que obedecer algumas normas estabelecidas pelo CND (Conselho Nacional de Desportos) que em 1982 havia regulamentado o futebol feminino. Segundo o Conselho, o jogo deveria ter a duração de 70 minutos com 35 minutos para cada lado e 15 minutos de intervalo, para jogos amistosos poderiam ser feitas 5 substituições e em jogos oficiais 3 substituições. As jogadoras eram obrigadas a usar protetores de seios e as chuteiras não poderiam ter travas pontiagudas e a bola que fosse dominada no peito seria considerada falta, equivalente à bola na mão.

Em 1983, a Federação Gaúcha de Futebol criou o Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino com a participação de cinco equipes, dentre elas, o Internacional de Porto Alegre, o Grêmio FBPA também de Porto Alegre, o Internacional de Santa Maria, O Cerâmica de Gravataí e o Esportivo de Bento Gonçalves. As equipes jogavam todas contra todas e quem somasse mais pontos era a campeã.

Não se tem registros do Campeonato Gaúcho disputado nos anos de 1984 a 1996. Já em 1997,1998 e 1999 o título de Campeonato Gaúcho ficou com uma equipe da capital. Nos anos de 2000 e 2001 o título de Campeão Gaúcho ficou com a equipe do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, nos anos de 2002 e 2003, o título voltou a ser conquistado por outra equipe da capital.

Em 2004,2005 e 2006 quebrou-se a hegemonia de títulos das duas equipes da capital, pois o Juventude de Caxias do Sul conquistou o Campeonato Gaúcho nestes três últimos anos. Em 2006, o Campeonato Gaúcho contou com a participação de cinco equipes: Juventude de Caxias do Sul, Esporte Clube Pelotas de Pelotas, Duda/Lazio de Porto Alegre, Vernisul de Canoas, Esporte Clube Rio Grande de Rio Grande. No ano de 2007 não se tem registros de um campeonato gaúcho oficializado pela FGF, atualmente o campeão Gaúcho de Futebol Feminino é o Esporte Clube Pelotas.

Nos anos de 2002 e 2003 o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense sagrou-se campeão da Copa Sul de Futebol Feminino realizada em Curitiba/PR.

Estimasse que atualmente cerca de mais de  um milhão de brasileiras jogam futebol de forma amadora ou como profissional no Brasil.

21 Comentários »

Feed RSS para comentários sobre este post.

  1. eu quero ser jogadora de futebol pra quando eu crese eu quero ser jogadora profissionar pra a judar minha mãe

  2. adorei o artigo, pois ha a necessidade de conhecermos a historia do futebol feminino.. para de fato minimizar o preconceito contra tal… obrigada!

    • Obrigada!!!

      • essa escolinha tem em gravatai , quantos custa para ser escrevida,que dia tem o treino,tem bastante menina

      • Já estão abertas as matrículas para as meninas a partir dos 7 anos que quiserem participar da Escolinha Conveniada de Futebol Feminino do Grêmio. As aulas começaram no último dia 01/03 e são realizadas na Zona Norte ou Zona Sul da cidade. As meninas associadas do Clube ganham 15% de desconto nas mensalidades. Além disso, a ECFF do Grêmio oferece a primeira aula experimental gratuitamente.
        Para maiores informações, as interessadas devem entrar em contato pelos fones (51) 8199.9662 – 3307.0850 ou pelo e-mail gremiofutebolfeminino@hotmail.com, com a professora Tati.

        Confira os locais de treinamentos, dias e horários:
        - Núcleo Zona Norte – HD SPORTS CENTER
        Rua Lauro Muller, 860 – Bairro Navegantes
        *Quartas e Sextas: Manhã e Tarde
        - Núcleo Zona Sul – BARRA 7 ESPORTES
        Rua Col. Claudino, 468 – Bairro Cristal
        *Terças e Quintas: Tarde

  3. Ótima matéria. Eu que ja joguei futebol no E.C.Pelotas, de 1999 ate 2004, joguei muitos jogos contra o gremio. E infelizmente tive de parar pra trabalhar, pois nao podia conciliar as duas coisas. Mas foi a melhor coisa que fiz na minha vida, se pudesse voltaria atraz. As viagens, concentraçoes, as vitorias, as derrotas,as amizades…Sem palavras. Joguei contra a Maicon, a goleira Maravilha e muitas outras. E quando olhava elas na tv, ficava me perguntado se não poderia ser eu, de tudo que descrevi restaram as medalhas, recordações e muita saudade.

  4. Bem eu sou de alagoas como outras meninas eu também tenho um grnde sonho de ser uma grande jogadora tenho 19 anos e eu quero jogar para ajudar a minha mãe é meus amigos me chamão de ronaldinha e é só que deus me ajude

    • Oi Elida,

      Temos turmas de todas as categorias, porém não possuímos alojamentos e nem bolsa auxílio para as atletas, as meninas que fazem parte das equipes que representam a Escolinha do Grêmio mantem-se por conta própria na cidade para realizar os treinamentos.

      Temos as nossas Escolinhas em dois pontos de Porto Alegre:

      Zona Sul – Show Ball no endereço Rua Chico Pedro,331 Cristal
      Horários: 14:00, 15:00 e 19:00

      Zona Norte – HD Farrapos no endereço Rua Lauro Muller, 860 (próximo a nova Arena do Grêmio)
      Horários: 9:00, 14:00 e 15:00

      Os valores são: Taxa de matrícula R$: 120,00 (inclue uniforme tricolor calção e camiseta), mensalidade R$: 60,00.

      Venha fazer um treino experimental gratuíto para conhecer nosso trabalho pessoalmente.

      Qualquer dúvida entre em contato nos telefones: (51) 3307 0850 ou 8199 9662.

      Att.,

      Profª Tati.

  5. sou Gabriela Martins Diniz , tenho 12 anos ,
    e meu sonho é ser jogadora de futebol, minha mãe me apoia muito toma miinha familia tambem . Eu sempre jogo na escola mais ñ é naada de mais , miinhas amigas me chamam de camisa 10 , rsrs

    Por favor , me ajudem !

    • Já estão abertas as matrículas para as meninas a partir dos 7 anos que quiserem participar da Escolinha Conveniada de Futebol Feminino do Grêmio. As aulas começaram no último dia 01/03 e são realizadas na Zona Norte ou Zona Sul da cidade. As meninas associadas do Clube ganham 15% de desconto nas mensalidades. Além disso, a ECFF do Grêmio oferece a primeira aula experimental gratuitamente.
      Para maiores informações, as interessadas devem entrar em contato pelos fones (51) 8199.9662 – 3307.0850 ou pelo e-mail gremiofutebolfeminino@hotmail.com, com a professora Tati.

      Confira os locais de treinamentos, dias e horários:
      - Núcleo Zona Norte – HD SPORTS CENTER
      Rua Lauro Muller, 860 – Bairro Navegantes
      *Quartas e Sextas: Manhã e Tarde
      - Núcleo Zona Sul – BARRA 7 ESPORTES
      Rua Col. Claudino, 468 – Bairro Cristal
      *Terças e Quintas: Tarde

  6. Oi Tati, eu queria muito fazer um treino experimental com voces, pois muitas pessoas me falam que eu sou uma boa goleira e eu amo o futebol, entao queria me informar que hrs começam os treinos e que horam eles terminam, e se pra fazer o treinamento precisa, levar algum tipo de documento. Obrigada.

    • Já estão abertas as matrículas para as meninas a partir dos 7 anos que quiserem participar da Escolinha Conveniada de Futebol Feminino do Grêmio. As aulas começaram no último dia 01/03 e são realizadas na Zona Norte ou Zona Sul da cidade. As meninas associadas do Clube ganham 15% de desconto nas mensalidades. Além disso, a ECFF do Grêmio oferece a primeira aula experimental gratuitamente.
      Para maiores informações, as interessadas devem entrar em contato pelos fones (51) 8199.9662 – 3307.0850 ou pelo e-mail gremiofutebolfeminino@hotmail.com, com a professora Tati.

      Confira os locais de treinamentos, dias e horários:
      - Núcleo Zona Norte – HD SPORTS CENTER
      Rua Lauro Muller, 860 – Bairro Navegantes
      *Quartas e Sextas: Manhã e Tarde
      - Núcleo Zona Sul – BARRA 7 ESPORTES
      Rua Col. Claudino, 468 – Bairro Cristal
      *Terças e Quintas: Tarde

  7. Oi pessoal,
    sou do time de 1997, quando o Grêmio publicou uma nota na Zero Hora, em maio de 97 – convocando mulheres para um “peneirão” para montar a equipe feminina. Este acontecimento fecha direitinho com o que está escrito no histórico, pois ali consta que até 96 não tinha competição. Pois então, nesse dia compareceram muitas meninas e mulheres de várias cidades, foram montados uns 6 ou 8 times para o teste, o jogo durava 30 min, no campo suplementar na entrada do Estádio. Que moral! Dali, foram aprovadas 50 atletas. Destas, ficaram 30 para montar o plantel. Eu fui lateral direita titular, junto com a Alegrete, que fazia a lateral esquerda. No final do ano, rompi os ligamentos do joelho e fui dispensada em fevereiro de 98, quando retornaram as atividades pós férias. Tínhamos carteirinha assinada pelo Diretor de Esporte Amador do Clube. Treinavamos no carecão atrás do estádio, aos sabados iamos para Eldorado ou na Hípica. Tinhamos treinamento físico de corrida na pista em volta do campo principal, dentro do estádio. Mas os treinos eram no final da tarde e a noite… eramos sombras usando o Estádio. A Diretoria não queria incomodação. A equipe técnica voluntaria: técnico “Bolinha”, militar aposentado, o Daniel Pacheco – preparador físico e estudante de Ed. Física da Ufrgs. Fez excelente trabalho. Condicionou todo mundo – em meio ano estavamos todas no peso ideal e com musculatura e dominio de bola melhor que muito marmanjo. Em 98, a equipe técnica mudou, não acompanhei mais, mas parece que foi cada vez melhor. Ah! A abertura do Campeonato Gaúcho Feminino de 97 foi Grêmio x Cruzeiro (ali da Protásio, Poa). Ganhamos mas não lembro o placar. Também nesse ano fizemos um Gre-nal, dentro do Torneio 2 Toques, mesmo nome do programa de tv. O torneio foi transmitido pelo canal 2 TvGuaiba. Algumas atletas do meu ano: Capixaba goleira, Patricia e Débora zaga, eu Eleonora “Leo” e Alegrete lateral, Cebola meio campo, Leila armadora, Desiré armadora, e não lembro o resto, desculpem colegas! Gostaria de ter algumas fotos, mas não sei quem tem, o pai da Desiré fotografava tudo.
    Abraços e sucesso a todos que compoem a Equipe Feminina.
    att,
    Eleonora Fernandes “Leo” – lateral direita de 1997. Com muito orgulho e saudade!

  8. eu jogo muito bem e quero ser jogadora profissional quando creser pra ser conhecida por todo o mundo

    • Já estão abertas as matrículas para as meninas a partir dos 7 anos que quiserem participar da Escolinha Conveniada de Futebol Feminino do Grêmio. As aulas começaram no último dia 01/03 e são realizadas na Zona Norte ou Zona Sul da cidade. As meninas associadas do Clube ganham 15% de desconto nas mensalidades. Além disso, a ECFF do Grêmio oferece a primeira aula experimental gratuitamente.
      Para maiores informações, as interessadas devem entrar em contato pelos fones (51) 8199.9662 – 3307.0850 ou pelo e-mail gremiofutebolfeminino@hotmail.com, com a professora Tati.

      Confira os locais de treinamentos, dias e horários:
      - Núcleo Zona Norte – HD SPORTS CENTER
      Rua Lauro Muller, 860 – Bairro Navegantes
      *Quartas e Sextas: Manhã e Tarde
      - Núcleo Zona Sul – BARRA 7 ESPORTES
      Rua Col. Claudino, 468 – Bairro Cristal
      *Terças e Quintas: Tarde

  9. Olá gostaria de saber se em bento gonçalves possui escolinha de futebol?Tenho 25 anos e amoooooo jogas..grata

    • Laiz a Escolinha Conveniada de Futebol Feminino do Grêmio possue suas sedes somente em Porto Alegre!

  10. Olá!
    Tenho 15 anos e amo jogar futebol.
    Moro em Nova Hartz, e gostaria de saber se há como fazer algum teste no Grêmio?
    vou deixar meu e-mail a caso queira entrar em contato por la, e-mail: sabrina_machado1997@hotmail.com.
    Obrigada..

    • Olá Sabrina,entendemos que muitas meninas tem o grande sonho de tornarem-se jogadoras de futebol e tentamos colaborar para isso dentro de nossa realidade. Atualmente o futebol feminino no Grêmio acontece através da Escolinha Conveniada de Futebol Feminino mas não disponibilizamos alojamentos ou apoio financeiro para as atletas o que dificulta quem vem de fora da capital.
      Se quiseres vir conhecer o nosso projeto será um prazer recebê-la!!!
      Qualquer dúvida estamos a disposição!!!
      Att, Profª Tati

  11. quero se jogadora de futebol femenini eu tenho 11 anos ligue se quise 85911519

    • Gabriela, as matrículas estão abertas para as meninas a partir dos 7 anos que quiserem participar da Escolinha Conveniada de Futebol Feminino do Grêmio. As aulas começaram no último dia 01/03 e são realizadas na Zona Norte ou Zona Sul da cidade. As meninas associadas do Clube ganham 15% de desconto nas mensalidades. Além disso, a ECFF do Grêmio oferece a primeira aula experimental gratuitamente.
      Para maiores informações, as interessadas devem entrar em contato pelos fones (51) 8199.9662 – 3307.0850 ou pelo e-mail gremiofutebolfeminino@hotmail.com, com a professora Tati.

      Confira os locais de treinamentos, dias e horários:
      - Núcleo Zona Norte – HD SPORTS CENTER
      Rua Lauro Muller, 860 – Bairro Navegantes
      *Quartas e Sextas: Manhã e Tarde
      - Núcleo Zona Sul – BARRA 7 ESPORTES
      Rua Col. Claudino, 468 – Bairro Cristal
      *Terças e Quintas: Tarde


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com. | O tema Pool.
Entradas e comentários feeds.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 207 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: